Página Inicial |E-mail |Feed |Twitter |Facebook |Google+

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O mestre da sacanagem Carlos Zefiro


Os jovens de hoje em dia não podem reclamar de falta de informação, principalmente quando o assunto é sexo. Programas de TV, revistas, filmes, internet tratam do tema das mais diversas formas possíveis. A escola também vem se empenhando muito no campo da educação sexual.

Todavia, nas décadas de 50 e 60, a iniciação sexual dos jovens se dava, muitas vezes, através dos chamados “catecismos” - pequenas revistas com histórias de conteúdo porno-erótico, vendidas clandestinamente nas bancas de jornal da época.

O principal autor do gênero, motivo deste post, assinava como Carlos Zéfiro. Este era o pseudônimo de Alcides Aguiar Caminha, um carioca boêmio, funcionário público, casado desde os 25 anos e pai de cinco filhos. Autodidata no desenho, somente concluiu o ensino médio aos 58 anos.

Sua identidade foi mantida em segredo por quase 40 anos, tornando-se pública apenas em 1991, um ano antes de sua morte, numa reportagem de Juca Kfouri, para a Playboy.

Carlos Zéfiro ilustrou e vendeu - em todo o Brasil, Argentina e Uruguai - cerca de 500 trabalhos que chegaram a tiragens de 30.000 exemplares.

A linguagem que usava, popular na época, e o modo cru como escrevia retratavam o sexo como na vida real, sem hipocrisia ou falsos pudores e liberto de qualquer tabu. Por esta razão, seus quadrinhos eróticos foram amados pelos jovens e odiados pelas senhoras pudicas.

Hoje a obra do mestre da sacanagem brasileiro alcançou o patamar de arte e é reverenciada no mundo todo.

Se você ficou curioso e quer conhecer os catequismos (ou se ficou saudoso e que relembrar os tempos de menino), o site oficial do artista disponibiliza seus trabalhos. É uma boa dica para quem gosta de arte erótica.



É só clicar nas imagens para ampliar
Beijo rouge

Dani

6 comentários:

Ivan disse...

Sempre achei as revistinhas do Carlos Zéfiro sensacionais. Certa feita até escrevi uma crônica inspirada nele (em meu outro blog), e até o filho dele fez comentários. A história de CZ é fantástica! :)

http://xoogle.wordpress.com/2010/10/19/carlos-zefiro-e-alcides-boemia/

Beijos, Dani!

Ivan.

Patife disse...

Ah que maravilha. o Patife aplaude o post e as imagens. ;)

Zém disse...

Bela lembrança, Dani. Zéfiro além de ser o rei da sacanagem é também um grande poeta dela. Um post deliciosamente delicado.

Bjo.

Almeida Lucius disse...

Muito bom adorei lhe encontrar e com esse post voce se mostra para todos com muito conhecimento e fico feliz, tenha um bela noite, beijos !!!

Ulisses Reis ® disse...

Gostei tanto daqui que vou te seguir, mas não como o Almeida e sim com esse meu de poesia pois te vejo como uma Musa, então venha visitar os dois, por gentileza, tenha uma boa semana, beijos !!!

Ulisses Reis ® disse...

Escrevi um poema para homenagear o Zéfiro:

http://ulissesreis.blogspot.com/2011/09/catecimo.html

Tem o link da Pagina oficial do Zéfiro, beijos !!!

Postar um comentário

Obrigada pela visita!